São Bernardo, Diadema e Santo André se preparam para licitações de cemitérios

Prefeituras apostam na terceirização do serviço funerário para melhorar serviço à população.

A prefeitura de São Bernardo do Campo realiza audiência pública neste dia 17 de julho, para apresentação das condições gerais da concessão comum para revitalização, modernização, operação, manutenção e gestão dos cemitérios e serviço funerário da cidade.

O município dispõe de quatro cemitérios municipais, sendo que em três deles (Vila Euclides, Baeta Neves e Paulicéia) os jazigos são de concessão de uso perpétuo, sem intervenção do município, desde que respeitados os cumprimentos legais do serviço funerário municipal. O cemitério do Bairro dos Casa (Vila Carminha), por sua vez, atende munícipes não concessionários, sendo responsável atualmente pela maior demanda da cidade. Juntos, os equipamentos somam 11.733 sepulturas perpétuas e 9.600 temporárias.

A Prefeitura de Diadema anunciou no dia 10 de julho, o chamamento para exumações no Cemitério Público com objetivo de iniciar a organização do espaço para grande reforma. A licitação ainda não foi aberta, mas a prefeitura espera aumentar o espaço que deve ter mais 6 mil vagas. A administração explica que a reforma visa requalificar todo o serviço funerário, e vai atingir também a parte verticalizada do cemitério municipal, que foi a última a ser construída no espaço.

Santo André informou que o orçamento deste ano dará apenas para fazer a manutenção de rotina nos cinco cemitérios, porém está sendo elaborado um edital que visa terceirizar a administração das cinco necrópoles públicas e a vencedora terá como uma das incumbências reformar e ampliar os equipamentos e ainda instalar um crematório.

No cemitério da Vila pires há aproximadamente 22,5 mil sepultados, no cemitério Camilópolis outros 11,5 mil; o cemitério Assunção tem 13 mil e o cemitério Curuçá é o único que recebe sepultamentos temporários, ou seja, em jazigos não perpétuos e há cerca de mil vagas para sepultamentos. Além destes tem ainda o cemitério Bom Jesus de Paranapiacaba que a prefeitura quer reformar já através da terceirização.

Para mais informações sobre licitações funerárias, estou a sua disposição para uma consulta sem compromisso. Ligue ou chame no WhatsApp: (11) 9.4080-4232,  ou faça contato pelo e-mail: elianafelix@hotmail.com.