Dicas para participar de licitações funerárias

O ano de 2020 foi atípico para os processos licitatórios. Com as restrições impostas pela pandemia, muitas licitações foram canceladas ou adiadas para um momento mais oportuno. Apesar disso, é um bom momento para conhecer um pouco mais deste universo e se preparar, pois logo novas oportunidades surgirão.

Atuando no mercado de licitações funerárias há mais de 20 anos, aprendi muito, e é um prazer poder compartilhar este conhecimento. Assim, vou registrar algumas dicas que podem fazer a diferença no sucesso em uma licitação. Então atenção e boa sorte!

  1. Fique atento à abertura

Para participar de uma licitação funerária, é preciso prestar atenção em quando acontecerá a de seu interesse. Para isso, verifique os avisos publicados em jornais de grande circulação, nos diários oficiais e em diversos sites de órgãos e entidades públicas. Também existem sites especializados na divulgação de licitações abertas.

Todos os detalhes sobre a licitação são divulgados por meio do Edital. Sempre que possível, publicamos em nosso site licitações referentes ao setor funerário, então fique atento!

  1. Leia, releia e volte a ler o Edital

Parece uma dica básica, mas nada é mais importante do que estar por dentro do que o Município solicita de futuro contratado. Todas as especificações vêm detalhadas neste documento, que norteia o processo de licitação, como datas, prazos e principalmente a documentação necessária.

Não leia somente o que lhe interessa. O risco, neste caso, é ficar inabilitado ou desclassificado pela falta de um documento qualquer ou por um simples erro de proposta. Em caso de dúvida, procure a instituição que lançou o Edital. Nunca participe sem estar ciente de todas as condições para participação.

Dica extra: Ao solicitar o Edital, comece a preparar a documentação imediatamente, pois alguns documentos levam dias para chegar às suas mãos.

  1. Formule sua proposta com cuidado

É a proposta que irá representar a sua empresa perante o órgão licitante. Não deixe de analisar corretamente o que foi solicitado no Edital e fique muito atento aos detalhes – planilhas erradas podem causar enormes prejuízos. Observe, também, como você deve entregar a proposta – normalmente, a documentação e a proposta devem ser entregues em envelopes separados, com a identificação em cada envelope do que está contido nele.

Se não estiver seguro de alguma coisa, peça ao seu contador ou a algum profissional especializado para revisar a proposta e a documentação antes de entregá-las. Como consultora em licitações funerárias, já tive a oportunidade de auxiliar muitas empresas em processos de licitação por todo o Brasil, com alto índice de sucesso.

  1. Seja pontual

A pontualidade é fundamental. Agende com antecedência cada passo, assim que tiver o Edital em mãos. Todas as datas estarão contidas nele: entrega das propostas, abertura, julgamento e recursos. Algumas vezes propostas vencedoras nem mesmo chegam a ser abertas por atraso do participante. Todo seu esforço ficará em vão.

Leve em consideração possíveis problemas no trânsito ou outros incidentes que possam fazer você se atrasar, principalmente se tiver que percorrer grandes distâncias. Esteja pelo menos 30 (trinta) minutos antes dos horários estabelecidos nos locais certos.

  1. Comemore, mas atenção ao contrato!

Se você venceu a licitação, comemore. Mas fique atento: antes de assinar o contrato, leia todas as informações de condições de relacionamento. Depois disso, não deixe de cumprir as exigências previstas no contrato para não correr o risco de ser penalizado.

Para mais informações, estou a sua disposição para uma consulta sem compromisso. Ligue (11) 9.4080-4232 (WhatsApp) ou (11) 4316.4362,  ou ainda faça contato pelo e-mail:  elianafelix@hotmail.com.